Vitaminas e minerais

Vitamina B1: o que é, para que serve, alimentos, benefícios e deficiência

o que e vitamina b1

A vitamina B1 é conhecida também como tiamina é uma vitamina solúvel em água, assim como todas as vitaminas do complexo B.

As vitaminas são classificadas de acordo com os materiais em que se dissolvem.

vitamina b1
vitamina b1

Algumas se dissolvem em água e outras se dissolvem em gordura.

Além disso, as vitaminas hidrossolúveis são transportadas pela corrente sanguínea.

Tudo o que o corpo não usa é eliminado na urina.

A vitamina B1 ajuda a transformar alimentos em energia para manter o sistema nervoso saudável.

Seu corpo não é capaz de produzir tiamina por si mesmo. No entanto, geralmente você pode obter tudo o que precisa de sua comida.

A tiamina artificial pode ser usada para tratar ou prevenir a deficiência de vitamina B1 isto é, quando você não tem quantidade suficiente dessa vitamina em seu corpo.

O que é vitamina B1:

o que e vitamina b1
o que e vitamina b1

A vitamina B1 é um nutriente essencial que todos os tecidos do corpo precisam para funcionar corretamente.

Além disso, esta  vitamina foi a primeira vitamina B que os cientistas descobriram.

É por isso que seu nome leva o número 1. Como as outras vitaminas do complexo B, a tiamina é solúvel em água e ajuda o corpo a transformar alimentos em energia.

Para que serve a vitamina B1:

A vitamina B1, também chamada de tiamina ou é uma das 8 vitaminas do complexo B.

Todas as vitaminas do complexo B ajudam o corpo a converter carboidratos em combustível glicose, que o corpo usa para produzir energia.

Além disso, ele também  ajudam o corpo a metabolizar gorduras e proteínas.

Alimentos ricos em vitamina B1:

alimentos ricos em vitamina b1
alimentos ricos em vitamina b1

Existem altas concentrações de vitamina B1 nas camadas externas e germes de cereais, bem como em leveduras, carne bovina, suína, nozes, grãos integrais e leguminosas.

As frutas e vegetais que o contêm incluem couve-flor, fígado, laranja, ovos, batatas, aspargos e couve.

Outras fontes incluem levedura de cerveja e melaço preto.

Cereais matinais e produtos feitos com farinha branca ou arroz branco podem ser enriquecidos com vitamina B.

Além disso, como a vitamina B1 é solúvel em água, ela se dissolve na água do cozimento.

O arroz branco que não é enriquecido conterá apenas um décimo da tiamina disponível no arroz integral.

Benefícios da vitamina B1 para saúde:

beneficios da vitamina b1
beneficios da vitamina b1

Aumenta a produção de energia:

Quando o açúcar se mistura com a vitamina B1, torna-se energia para o seu corpo usar.

Além disso, esta vitamina ajuda a tornar esse processo mais rápido enquanto suporta as outras enzimas.

Reduz os efeitos da sepse:

A sepse é uma resposta grave a uma infecção, pode se tornar fatal se os níveis de vitamina B1 estiverem baixos.

Junto com a vitamina C, a tiamina pode reduzir os efeitos da sepse.

Também pode diminuir o risco de insuficiência renal que geralmente resulta da infecção.

Ajuda a combater a depressão:

Tomar suplementos de vitamina B1 junto com um antidepressivo é bom para a depressão.

Esta vitamina ajuda a aliviar os sintomas mais rapidamente enquanto estabiliza seu humor.

Além disso, a falta desta vitamina também tem sido associada ao mau humor.

Bom para diabetes:

Se você tem diabetes, pense em obter mais tiamina. Estudos mostram que os níveis elevados de açúcar no sangue e insulina melhoram após tomar vitamina B1 por 6 semanas.

Além disso, esta vitamina também ajuda a reduzir a pressão alta e complicações cardíacas em pessoas com diabetes.

Previne problemas renais e circulatórios:

Uma dose de vitamina B1 e vitamina B12 pode ajudar a melhorar a dor do nervo em pessoas com diabetes e pode reduzir a necessidade de analgésicos.

vitamina b1 beneficios
vitamina b1 beneficios

Minimiza o risco de doença cardíaca:

A vitamina B1 é a chave para a produção de acetilcolina.

Este é o elemento que ajuda seu corpo a passar mensagens entre seus nervos e músculos.

Sem essa comunicação, seu coração não funcionaria como deveria.

A falta de vitamina B1 é uma das razões para a função cardíaca irregular. ‌

Melhora a memória:

Obter tiamina suficiente pode ajudar a melhorar a concentração e a memória.

Por causa de seu efeito positivo na atitude e na função cerebral, também é conhecida como uma “vitamina moral”.

Deficiência de vitamina B1:

deficiencia de vitamina b1
deficiencia de vitamina b1

A falta de vitamina B1 pode levar a graves consequências para a saúde. Os primeiros sintomas incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Desconforto abdominal.

Níveis muito baixos desta vitamina também podem levar a:

Beribéri, uma condição que causa perda de apetite, fraqueza muscular e sensação de picada nos dedos dos pés e queimação nos pés.

Batimento cardíaco acelerado, pressão arterial baixa (hipotensão) e retenção de líquidos.

Referencias:

  • https://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/health-benefits-of-vitamin-b-1
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/219545#benefits
  • https://www.mountsinai.org/health-library/supplement/vitamin-b1-thiamine#:~:text=Vitamin%20B1%2C%20also%20called%20thiamine,body%20metabolize%20fats%20and%20protein.

 

Atenção: O Dicas de Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde..

Deixe um comentário