Vitaminas e minerais

Vitamina B9: o que é, para que serve, fontes, benefícios e deficiência

beneficios da vitamina b9 para a saude

A vitamina B9 é solúvel em água e naturalmente encontrada em muitos alimentos.

Além disso, ela também é adicionado aos alimentos e vendido como suplemento na forma de ácido fólico, esta forma é realmente melhor absorvida do que a de fontes alimentares – 85% vs. 50%, respectivamente.

vitamina b9
vitamina b9

A vitamina B9 ajuda a formar DNA e RNA e está envolvido no metabolismo das proteínas.

Desempenha um papel fundamental na quebra da homocisteína, um aminoácido que pode exercer efeitos nocivos no corpo se estiver presente em grandes quantidades.

Esta vitamina também é necessário para produzir glóbulos vermelhos saudáveis ​​e é fundamental durante os períodos de crescimento rápido, como durante a gravidez e o desenvolvimento fetal.

O que é vitamina B9:

o que e vitamina b9
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A vitamina B9 também chamada de folato é uma das 8 vitaminas do complexo B.

Além disso, esta vitamina também é importante na formação de glóbulos vermelhos e para o crescimento e função celular saudável.

O nutriente é crucial durante o início da gravidez para reduzir o risco de defeitos congênitos do cérebro e da coluna vertebral.

Para que serve vitamina B9:

para que serve vitamina b9
para que serve vitamina b9

A vitamina B9 é crucial para o bom funcionamento do cérebro e desempenha um papel importante na saúde mental e emocional.

Auxilia na produção de DNA e RNA, o material genético do corpo, e é especialmente importante quando células e tecidos estão crescendo rapidamente, como na infância, adolescência e gravidez.

A vitamina B9 também trabalha em estreita colaboração com a vitamina B12 para ajudar a produzir glóbulos vermelhos e ajudar o ferro a funcionar corretamente no corpo.

Além disso, a vitamina B9 funciona com as vitaminas B6 e B12 e outros nutrientes para controlar os níveis sanguíneos do aminoácido homocisteína.

Fontes de alimentos ricos em vitamina B9:

fontes de alimentos ricos em vitamina b9
fontes de alimentos ricos em vitamina b9

As fontes de alimentos ricos em vitamina B9 incluem:

– Vegetais de folhas verdes escuras (nabo, espinafre, alface romana, aspargos, couve de Bruxelas , brócolis);
– Feijões;
Amendoim;
– Sementes de girassol;
– Frutas frescas;
– Grãos integrais;
– Fígado;
– Frutos do mar;
Ovos;
– Alimentos fortificados e suplementos.

Benefícios da vitamina B9 para a saúde:

beneficios da vitamina b9 para a saude
beneficios da vitamina b9 para a saude

A vitamina B9 é essencial para uma boa saúde, pois se você não receber o suficiente de sua dieta ou suplementos, poderá desenvolver uma deficiência.

Evita e trata a deficiência vitamina B9:

A vitamina B9 tanto oral quanto o injetado podem tratar e prevenir com sucesso a deficiência desta vitamina de diferentes origens.

Além disso, a vitamina B9 é necessário para a replicação e divisão dos glóbulos vermelhos, e sua deficiência pode levar à anemia megaloblástica uma condição caracterizada por células sanguíneas menores e maiores.

Desenvolvimento fetal:

A vitamina B9 desempenha um papel crítico no crescimento celular durante a fase embrionária do desenvolvimento fetal.

Os baixos níveis desta vitamina em mulheres grávidas estão ligados a anormalidades fetais, como defeitos do tubo neural (ou seja, espinha bífida e anencefalia).

No entanto, muitos estudos clínicos mostram quando as mulheres tomam ácido fólico antes da concepção, o risco de defeitos do tubo neural (DTNs) é significativamente reduzido (até 50-60%).

Homocisteína elevada:

Concentrações elevadas de homocisteína no sangue estão ligadas a um risco aumentado de doença cardíaca, comprometimento cognitivo e outros distúrbios de saúde.

A suplementação com a vitamina B9, isoladamente ou em combinação com vitamina B12 e vitamina B6, pode reduzir com sucesso os níveis de homocisteína.

No entanto, o impacto desses suplementos no risco de doença cardíaca é menos convincente.

Deficiência de vitamina B9:

deficiencia de vitamina b9
deficiencia de vitamina b9

A deficiência de vitamina B9 pode causar sintomas como:

– Fraqueza muscular;
– Problemas com julgamento, memória e compreensão;
– Fadiga;
– Parestesia, ou alfinetes e agulhas;
– Língua vermelha e dolorida;
– Úlceras na boca;
– Problemas de visão;
– Depressão e confusão.

Além disso, a deficiência de vitamina B9 geralmente ocorre ao lado de outras deficiências nutricionais, como deficiência de vitamina B12 ou ferro.

Referências:

  • https://www.verywellhealth.com/folate-for-high-blood-pressure-1763888
  • https://www.mountsinai.org/health-library/supplement/vitamin-b9-folic-acid
  • https://www.mountsinai.org/health-library/supplement/vitamin-b9-folic-acid#:~:text=Vitamin%20B9%2C%20also%20called%20folate,body%20use%20fats%20and%20protein.
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/287677#deficiency
  • https://supplements.selfdecode.com/blog/16-proven-benefits-vitamin-b9-folate-folic-acid/
  • https://www.mountsinai.org/health-library/supplement/vitamin-b9-folic-acid#:~:text=It%20aids%20in%20the%20production,work%20properly%20in%20the%20body.
  • https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/folic-acid/
  • https://www.webmd.com/diet/health-benefits-folate#1
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