FRUTAS

Os 10 Benefícios do Caju Para Saúde!

caju

O caju são as sementes oleaginosas comestíveis (frutas secas) ou aquênios da planta brasileira Anacardium Ovest Linn. Eles aparecem como pequenas nozes em forma de “feijão” (em forma de rim), com cerca de 2 a 4 cm de comprimento. As sementes estão contidas na casca, a cor é branco-amarelada e a característica é doce e gordurosa.

Conteúdo:

Caju: O que é:

O cajueiro (Anacardium storico L.) é nativo da região amazônica, principalmente do nordeste da América do Sul. É uma espécie arbórea perene da família Anacardiaceae, que cresce apenas em regiões tropicais e equatoriais onde a temperatura está entre 5 ° e 45 ° C. Portanto, tem forte resistência à seca, mas tem medo do frio e morreu de geada. Na natureza, é uma árvore respeitável, com mais de 15 metros de altura. As variedades utilizadas para a agricultura são baixas, portanto têm entre 6 e 9 metros de altura e, portanto, são definidas como “anões”.

Valor nutricional do Caju:

Dentre as características lipídicas da castanha de caju, é uma das qualidades nutricionais de interesse. Na verdade, eles são compostos principalmente de ácidos graxos monoinsaturados (MUFA), cerca de 25 gramas em 100 gramas, dos quais o ácido oleico (Omega-9) excede 24 gramas, e os ácidos graxos poliinsaturados (PFA) têm cerca de 8 gramas, quase todos ácidos Ácido linoléico (Omega-6).

Eles ajudam a manter o coração saudável:

Vários estudos mostraram que o consumo regular de castanha de caju pode reduzir o chamado colesterol ruim, desde que tenham uma dieta saudável e balanceada.

Útil para a saúde dos olhos:

Este é um benefício importante, especialmente para pessoas que vivem em ambientes urbanos com baixa qualidade do ar. Na verdade, nessas condições, nossos olhos costumam ser mais suscetíveis a infecções, e o caju contém um poderoso pigmento antioxidante, a zeaxantina. Este pigmento é rápida e diretamente absorvido por nossa retina. Desta forma, uma camada protetora é formada na retina, que protege contra os raios ultravioleta prejudiciais e protege de substâncias externas.

Controle de peso:

Devido à excelente saciedade das frutas desidratadas (inclusive a castanha de caju), ela deve estar presente na dieta alimentar de todos os indivíduos todos os dias, principalmente daqueles que precisam perder peso.

Reduza o risco de cálculos biliares:

Estudos recentes têm demonstrado que a introdução diária de uma porção de frutas secas reduz a ocorrência de cálculos biliares, levando à colecistectomia.

Saúde óssea:

A castanha de caju é uma excelente fonte de cobre. A deficiência severa de cobre está associada a menor densidade mineral óssea e aumento do risco de osteoporose.

  • Sistema cardíaco;
  • Fragilidade vascular;
  • Osteoporose;
  • Problemas nas articulações;
  • Colesterol alto;

Como consumir a castanha de caju?

A castanha de caju pode ser comida sozinha ou feita com cuidado. O assado é um petisco muito popular, até mesmo uma mistura de frutas secas.

Curiosidade do caju:

O nome castanha de caju vem da palavra grega “kardia”, que significa “coração” e se refere a uma forma de fruta que lembra um coração de cabeça para baixo.

Cajus: Contra-indicações:

Para aqueles que seguem uma dieta de baixa caloria, o caju pode ter contra-indicações. Na verdade, eles contêm uma alta porcentagem de calorias e devem ser consumidos com moderação. A semente da planta não é considerada, mas a casca que a contém contém substâncias tóxicas para o organismo humano. A substância presente na casca da castanha de caju é chamada Cardolo, um líquido oleoso amarelo claro. Devemos ter cuidado para não entrar em contato com essa substância, pois ela tem efeitos nocivos e até corrosivos.

Atenção: O Dicas de Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde..
Sair da versão mobile