FRUTAS

Os 13 Benefícios do Pequi Para Saúde!

beneficios do pequi

Pequi (Caryocar brasiliense) é uma fruta da região do Cerrado do Brasil. É economicamente importante porque seus derivados são fonte de renda para a população da região. Como símbolo cultural, várias cidades do Brasil “celebraram” esse fruto. Em Montes Claros, Minas Gerais, acontece o Festival Étnico Pequi, que reúne gastronomia, música e eventos culturais.

beneficios do pequi

O pequizeiro pode ser encontrado em estados como Pará, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia e Mina Encontrado em Sgerais. A fruta também é conhecida pelos nomes de piqui, amêndoa espinhosa, piquiá, piquiá-bravo, pequerim, ração de cavalo e suari. O pico da produção de pequi ocorre entre outubro e dezembro.

Pequena história do pequi:

Peki desempenha um papel importante na cultura dos povos indígenas na região do Cerrado do Brasil. Como as sementes levam muito tempo para germinar, a colheita deve continuar e as árvores de reposição devem ser plantadas com cuidado para manter o suprimento.

Portanto, eles mantêm seus direitos ancestrais, não importa onde estejam, podem ser em terras públicas ou privadas, rodeados de terras ou desprotegidas, onde quer que estejam, o pequi está sempre ao alcance da sociedade regional. Desde a década de 1960, o pequi e tudo o que ele representa estão seriamente ameaçados pela exploração madeireira e instalação em grande escala de plantações de eucalipto.

Proteja o coração:

O pequi é muito rico em ácidos graxos monoinsaturados, e os mesmos compostos encontrados nas nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue e a proteger o coração.

O ácido oleico, o ácido linoléico e o ácido esteárico são encontrados nas frutas. Todos eles melhoram a oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas artérias e nas paredes dos vasos sanguíneos, protegendo assim nosso sistema cardiovascular da aterosclerose Os efeitos da esclerose, ataque cardíaco, derrame e doença coronariana.

Fonte de potássio:

Uma mistura de vitaminas e minerais (incluindo potássio), bem como os efeitos antiinflamatórios dos ácidos naturais das frutas, pode ajudar a aliviar a pressão dos vasos sanguíneos e relaxar os vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão arterial. coração. A inflamação faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que pode agravar ainda mais as doenças cardíacas, como o bloqueio do colesterol.

Compostos anti-inflamatórios:

Um estudo feito especificamente com atletas da dieta do pequi constatou que a inflamação geral das articulações e músculos diminuiu após o treinamento. Os altos níveis de compostos antiinflamatórios encontrados no pequi podem explicar isso. Para pessoas que sofrem de artrite e outras doenças inflamatórias, essa pode ser uma solução natural.

Vitamina A:

O pequi é uma boa fonte de vitamina A, e você deve saber que o β-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenóides no pequi é alto, podendo atuar como antioxidantes, principalmente nas células oculares. Isso significa que, ao comer pequi e outros alimentos ricos em carotenóides, podemos melhorar nossa visão e prevenir a degeneração macular e a catarata causadas pelos radicais livres.

Óleo do Pequi:

O óleo essencial do pequi pode ser extraído das nozes / sementes da casca dos frutos do pequi. Os shampoos e hidratantes tradicionais do Brasil costumam conter esse óleo essencial, mas ele também começou a ganhar espaço no mercado internacional. Além disso, o alto teor de tocoferóis e vitamina A no pequi significa que as propriedades antioxidantes desses compostos protegem a pele e os cabelos.

Comer pequi pode prevenir manchas na pele, melhorar a cicatrização, dar brilho à pele e prevenir sinais de envelhecimento prematuro. Tradicionalmente, também tem sido usado para tratar eczema e danos à pele.pequi

Fonte de fibra:

A fibra é uma parte importante da maioria das frutas e vegetais, e o pequi não é exceção. O pequi contém alto teor de fibra, o que pode ajudar a melhorar a saúde do sistema digestivo, aumentando o armazenamento de água e reduzindo a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia. A fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol “ruim” no sistema, melhorando ainda mais a saúde do coração.

Pequi e um Remédio natural para asma:

O pequi pode ser usado como uma solução natural para a asma, extraindo óleo de frutas. Três refeições por dia, 3 a 5 gotas de cada vez.

  • Proteção da visão
  • prevenir câncer
  • Luta contra o envelhecimento prematuro
  • Reduz o dano articular do atleta
  • Regulador intestinal
  • Proteção do coração

Receita de Pequi:

O uso do pequi vai muito além da natureza. Pode ser cozinhado e utilizado em qualquer tipo de preparo doce e salgado. Por exemplo, o óleo extraído da polpa desempenha o papel do azeite na culinária. As frutas dão um toque especial às receitas.

Frango, arroz e carne são alguns ingredientes que podem ser adicionados às refeições. Segundo nutricionistas, não há restrições ao consumo de frutas, mas alguns cuidados devem ser tomados antes do consumo.

“O pequi possui inúmeros e minúsculos espinhos debaixo da polpa, os quais podem adentrar na mucosa do céu da boca e causar fortes dores. Por isso, para o consumo do fruto cru, recomenda-se raspar o caroço levemente ao invés de mordê-lo”, finaliza.

Cuidado com os espinhos do Pequi:

Vá com calma quando for experimentá-la pela primeira vez. Ela não deve ser mordida, porque é um verdadeiro campo minado. Não é a toa que Pequi, em tupi-guarani significa “fruto com espinho na semente”. Para quem nunca provou pequi, tem vontade de conhecer seu sabor, mas, não quer sair com a língua carregada de espinhos, existe em São Paulo, e provavelmente em outras grandes capitais, sua versão em lascas, já em conserva, e também licores e sucos.

FONTES:
https://namu.com.br/portal/alimentacao/funcionais/pequi-os-beneficios-da-fruta-simbolo-do-cerrado/

https://www.clickpb.com.br/blogs/click-gourmet/os-10-beneficios-do-pequi-para-saude-do-ser-humano-202995.html

Atenção: O Dicas de Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde..

Deixe um comentário