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Vitaminas do Complexo B – O que é, Benefícios e Deficiência

Vitaminas do Complexo B – O que é, Benefícios e Deficiência
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Comumente conhecido como o Vitaminas do Complexo B, as 8 vitaminas B ( Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B5, Vitamina B6Vitamina B7 , Vitamina B9 e Vitamina B12) desempenham papéis vitais para garantir que nossos corpos funcionem de forma eficiente e como deveriam! Cada vitamina possui uma multiplicidade de benefícios para o corpo, dos quais podem ser absorvidos através de alimentos e suplementos. Veja tudo sobre as Vitaminas do Complexo B:

Vitaminas do Complexo B

Fontes das Vitaminas do Complexo B: Para aumentar a sua ingestão de vitaminas B, procure os seguintes alimentos:

  • Vitamina B1 (tiamina): cereais de pequeno-almoço fortificados, produtos enriquecidos e integrais (pão, cereais de café da manhã, arroz, macarrão e farinha), germe de trigo, porco, truta, feijão preto, mexilhão e atum.
  • Vitamina B2 (riboflavina): Leite e produtos lácteos, cereais de pequeno-almoço fortificados, fígado de vaca, amêijoas, cogumelos portobello, amêndoas e frango.
  • Vitamina B3 (niacina): ovos, peixe, pão fortificado e cereais, arroz, nozes, leite e produtos lácteos, frango, carne bovina, peru, cordeiro, carnes de órgão, amendoim.
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): Carne, abacate, brócolis, couve, ovos, leite, cogumelos, cereais fortificados, carnes de órgãos, aves de capoeira, batatas, legumes.
  • Vitamina B6 (piridoxina): Grão-de-bico, fígado de vaca, atum, salmão, peito de frango, cereais de pequeno-almoço fortificados, batatas, peru, frutas (exceto cítricos) e carne bovina.
  • Vitamina B7 (biotina): fígado de vaca, gema de ovo, germe de trigo, carne de porco, bovino, sementes de girassol, batata-doce, amêndoas, alimentos integrais, sardinha, espinafre e brócolis.
  • Vitamina B9  (folato): espinafre, fígado de boi, brócolis, couve de Bruxelas, feijão e legumes, espargos, suco de laranja, amendoim, abacate, folhas de folhas verdes, cereais fortificados e salmão.
  • Vitamina B12 (cobalamina): encontrado principalmente em alimentos para animais, como fígado de bife (e outras carnes de órgãos), amêijoas e outros frutos do mar, carne bovina, frango, peixe, ovos, leite e outros produtos lácteos e alguns cereais fortificados.

Então, veja agora todas as Vitaminas do Complexo B:

Tiamina (B1): A Vitamina B1 (tiamina) visa garantir que o corpo possa produzir células novas e saudáveis. Também tem sido relatado possuir propriedades anti-stress, além da capacidade de aumentar seu sistema imunológico. A Vitamina B1 também é essencial para a quebra de carboidratos simples.

Alimentos de Vitamina B1 : Grãos inteiros, legumes e feijões, espinafre, couve e amendoim, entre outros.

Riboflavina (B2): A Vitamina B2 (riboflavina) ajuda a eliminar as partículas do corpo que podem danificar nossas células. B2 também foi associado à potencial prevenção do envelhecimento precoce, além da capacidade de reduzir seu risco de doença cardíaca.

Além disso, B2 é essencial para a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina, que é responsável por assegurar que o resto das células do seu corpo receba o oxigênio que eles exigem. Houve também estudos que sugerem que a Vitamina B2 pode ajudar a superar enxaquecas, no entanto, os resultados não são conclusivos.

Alimentos de Vitamina B2 (riboflavina): Amêndoas, arroz, ovos, leite, iogurte, espinafre, soja e brotos.

Niacina (B3): Um dos principais usos da Vitamina B3 (niacina) é aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL) no sangue. Estes são os chamados “colesterol bom”. Quanto maiores forem os níveis de HDL, menores serão os níveis de colesterol em geral. Isso significa que você está em menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV).

Vários estudos mostraram que a Vitamina B3 pode tratar condições de pele como a acne.

Alimentos de Vitamina B3: Leite, ovos, feijão, veg verde e carne vermelha.

Ácido pantotênico (B5): A Vitamina B5 pode ser encontrada em praticamente todos os alimentos, embora em pequenas quantidades. Suas principais responsabilidades incluem dividir gorduras e carboidratos por energia e produzir hormônios importantes, como a testosterona.

Houve estudos para mostrar que a Vitamina B5 pode ter um efeito positivo na pele, reduzindo os sinais de envelhecimento e melhorando manchas, vermelhidão e manchas.

Alimentos de  Vitamina B5ovos, carne, iogurte, feijão e legumes.

Piridoxina (B6): Vitamina B6 tem várias qualidades diferentes, que são pouco conhecidas. Em primeiro lugar, trabalha para regular os níveis de homocisteína (um aminoácido associado à doença cardíaca). Além disso, ajuda o corpo a produzir hormônios como serotonina e melatonina, bem como a norepinefrina. Estes são hormônios do sono e do estresse, de modo que irá alterar seus níveis de humor e energia.

Houve alguns estudos que sugeriram que a Vitamina B6 pode melhorar a condição dos pacientes que sofrem de artrite.

Alimentos de Vitamina B6: Sementes, arroz, salmão, atum, peru e frango.

Biotina (B7): A Vitamina B7, também conhecida como a vitamina de beleza, tem vários benefícios quando se trata de sua aparência. Foi associado à melhoria da aparência da pele, cabelo e unhas.

Além disso, tem havido estudos para sugerir que a Vitamina B7  pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue pode ser benéfica para aqueles que sofrem de diabetes. Também pode beneficiar a gravidez para suportar o crescimento normal do bebê.

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Alimentos de Vitamina B7: Mais comumente encontrado em carnes, como frango e porco, embora também possa ser encontrado em gemas de ovos, batatas e nozes.

Folato (B9): A Vitamina B9 tem vários benefícios importantes. Foi associado à prevenção de perda de memória, bem como a melhoria da depressão. Também tem sido associado ao crescimento dos bebês, para prevenir defeitos congênitos.

B9 pode ser encontrado em uma forma sintética, ácido fólico, que muitas vezes é adicionado a alimentos como cereais para fortalecê-los. Também pode ser comprado em forma de suplemento.

Alimentos de Vitamina B9: Pode ser consumido naturalmente através de veg de folhas verdes, espargos, vegetais de raízes, leite, trigo, feijão e salmão.

Cobalamina (B12): O papel principal da Vitamina B12 é auxiliar as outras vitaminas B na realização de seus “empregos”. Ele funciona com folato para produzir glóbulos vermelhos, bem como para produzir hemoglobina.

A Vitamina B12 só é encontrada em produtos animais, o que significa que muitos veganos e vegetarianos são deficientes . É necessário complementar se você não come muitos produtos de carne / animal.

Alimentos de Vitamina B12: Vitamina B12 mais comumente encontrada em peixe, porco, carne bovina, produtos lácteos e ovos.

Vitamina do Complexo B

Deficiência da Vitaminas do Complexo B: A falta de vitamina B, especialmente B12, pode potencialmente levar a anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos).

Os sintomas deste incluem cansaço e fadiga, falta de ar, dores de cabeça, tonturas, pele pálida, falta de apetite e emagrecer!

Outros sintomas de deficiência de Vitamina B12 incluem lesão dolorida, úlceras na boca, parestesia, irritabilidade e depressão.

Outros sintomas em pessoas com anemia causada por uma deficiência de folato podem incluir dormência, fraqueza muscular e depressão.

A deficiência de Vitamina B1 e B2 geralmente não mostra sintomas, e é por isso que é seguro, pelo menos, incluir uma forma de alimento ou suplemento na sua dieta diária.

Pessoas que são deficientes em Vitamina B9 podem desenvolver sintomas como diarreia, bem como produzir defeitos de nascimento em bebês em desenvolvimento.

A falta de Vitamina B6 pode causar distúrbios da pele, como irritação ou erupção cutânea. Isso também pode levar a irritação, depressão ou aumento do risco de infecções!

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