Vitaminas e minerais

Vitamina A: o que é, onde encontrar, benefícios e deficiências

Por Francysco, em 12/12/2021 (atualizado em 30/12/2021)

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que possui muitos benefícios para a saúde ajudando a defesa natural do seu corpo contra doenças e infecções e mantem a pele e o revestimento de algumas partes do corpo, como o nariz, saudáveis.

vitamina A

Além disso, esta vitamina é importante para a visão normal, o sistema imunológico e a reprodução, também ajuda o coração, os pulmões, os rins e outros órgãos a funcionarem adequadamente.

Existem dois tipos diferentes de vitamina A. O primeiro tipo, a vitamina A pré-formada é encontrada em carnes, aves, peixes e laticínios. O segundo tipo, pró-vitamina A, é encontrado em frutas, vegetais e outros produtos vegetais. O tipo mais comum de pró-vitamina A em alimentos e suplementos dietéticos é o betacaroteno.

O que é vitamina A:

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que está naturalmente presente em muitos alimentos. Além disso, esta vitamina é importante para a visão normal, o sistema imunológico e a reprodução, ela também ajuda o coração, os pulmões, os rins e outros órgãos a funcionarem adequadamente.

Alimentos ricos em vitamina A:

alimentos ricos em vitamina a

A vitamina A é encontrada naturalmente em muitos alimentos, como leite e cereais. No entanto, você pode obter as quantidades recomendadas de vitamina A comendo uma variedade de alimentos, incluindo os seguintes:

  • Fígado;
  • Alguns tipos de peixes, como salmão.
  • Vegetais com folhas verdes e outros vegetais verdes, laranja e amarelos, como brócolis, cenoura e abóbora.
  • Frutas, incluindo melão, damascos e mangas.
  • Produtos lácteos.

Benefícios da vitamina A para a saúde:

benefícios da vitamina A

Previne a cegueira noturna

Comer quantidades adequadas de vitamina A previne o desenvolvimento de cegueira noturna e pode ajudar a retardar o declínio de sua visão relacionado à idade.

Reduzir o risco de câncer

A ingestão adequada de vitamina A de alimentos vegetais inteiros pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, incluindo linfoma de Hodgkin, bem como câncer cervical, de pulmão e de bexiga. No entanto, a relação entre a vitamina A e o câncer não é totalmente compreendida.

Sistema imunológico saudável

Ter vitamina A suficiente na dieta ajuda a manter o sistema imunológico saudável e a funcionar da melhor forma.

Deficiência da vitamina A:

vitamina A deficiencia

Além disso, a deficiência desta vitamina pode ocorrer causar algumas doenças do sistema gastrointestinal que interferem na absorção da vitamina  A . Isso pode incluir:

  • Doença celíaca;
  • Cirrose do fígado;
  • Insuficiência pancreática;
  • Transtorno do ducto biliar;
  • Giardíase;
  • Cegueira noturna.

Referencias:

  • https://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/what-is-vitamin-a-deficiency
  • https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminA-Consumer/
  • https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-a-benefits
  • https://www.nhs.uk/conditions/vitamins-and-minerals/vitamin-a/
  • https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminA-HealthProfessional/
  • https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminA-Consumer/
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