Vitaminas e minerais

Vitamina B5: o que é, alimentos, benefícios e deficiência

vitamina b5

A vitamina B5 também chamada de ácido pantotênico, é uma das 8 vitaminas do complexo B.

Todas as vitaminas B ajudam o corpo a converter alimentos em combustível, que o corpo usa para produzir energia.

vitamina b5
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Essas vitaminas B também ajudam o corpo a usar gorduras e proteínas.

As vitaminas do complexo B são necessárias para uma pele, cabelos, olhos e fígado saudáveis.

Além de desempenhar um papel na quebra de gorduras e carboidratos para energia, a vitamina B5 é fundamental para a fabricação de glóbulos vermelhos.

Bem como hormônios relacionados ao sexo e ao estresse produzidos nas glândulas suprarrenais, pequenas glândulas que ficam no topo dos rins.

A vitamina B5 também é importante para manter um trato digestivo saudável e ajuda o corpo a usar outras vitaminas, principalmente a vitamina B2 também chamada de riboflavina.

O que é vitamina B5:

o que e vitamina b5
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A vitamina B5 ou ácido pantotênico, é uma das vitaminas mais importantes para a vida humana.

É necessário para a produção de células sanguíneas e ajuda a converter os alimentos que você come em energia.

A vitamina B5  ajudam a converter as proteínas, carboidratos e gorduras que você come em energia.

Para que serve a vitamina B5:

para que serve a vitamina b5
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A vitamina B5 ou ácido pantotênico desempenha um papel significativo na conversão de energia para várias atividades corporais.

Também participa na conversão de várias outras vitaminas do complexo B em formas aceitáveis ​​pelo organismo.

A vitamina B5 é um potente antioxidante e um composto neural que ajuda a estimular o sistema imunológico e as funções neurais.

Também ajuda a metabolizar a gordura e reduzir os níveis de estresse.

A vitamina B5 é extremamente útil no tratamento de alergias, alcoolismo, calvície, autismo, síndrome dos pés ardentes, infecções fúngicas, insuficiência cardíaca, síndrome do túnel do carpo.

Desempenha um papel fundamental no tratamento da depressão, dor no nervo diabético, aumento da função imunológica, manutenção dos níveis de açúcar no sangue, caspa, dor de cabeça, hiperatividade e insônia.

Fontes de alimentos ricos em vitamina B5:

alimentos ricos em vitamina b5
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Além disso, a melhor maneira de garantir que você está ingerindo vitamina B5 suficiente é comer uma dieta saudável e equilibrada todos os dias.

Pois esta vitamina é uma vitamina fácil de incorporar em uma boa dieta. É encontrado na maioria dos vegetais, incluindo:

  • Brócolis;
  • Repolho;
  • Batata branca e doce;
  • Cereais integrais.

Outras fontes saudáveis ​​de B5 incluem:

  • Cogumelos;
  • Nozes;
  • Feijões;
  • Ervilhas;
  • Lentilhas;
  • Carnes;
  • Aves;
  • Lacticínios;
  • Ovos.

Benefícios da vitamina B5 para saúde:

beneficios da vitamina b5
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Sistema digestivo saudável:

A vitamina B5 ajuda a manter um sistema digestivo saudável e auxilia o corpo a usar outras vitaminas, especialmente a vitamina B2.

No entanto, a vitamina B2 ajuda a controlar o estresse, mas não há evidências de que o ácido pantotênico reduza o estresse.

Cuidados com a pele:

Além disso, alguns estudos mostraram que a vitamina B5 funciona como um hidratante na pele e melhora o processo de cicatrização de feridas na pele.

Esta vitamina também ajuda reduzir acne facial, manchas  relacionadas à acne quando tomada como suplemento dietético.

Ajudar a diminuir o colesterol:

A vitamina B5 possui propriedades que  ajudar a diminuir o colesterol e os níveis de triglicerídeos no sangue, ou gorduras.

Anti-inflamatório:

A Vitamina B5 ajuda a manter a pele macia, suave e saudável.

Além disso, ela também tem um efeito anti-inflamatório que pode ajudar a estimular os processos de cicatrização da pele.

Profundamente hidratante, ajuda a manter a pele saciada, absorvendo a umidade do ar.

Deficiência de vitamina B5:

deficiencia de vitamina b5
deficiencia de vitamina b5

A deficiência de vitamina B5 é causada por uma mutação genética em que o ácido pantotênico não pode ser metabolizado.

O distúrbio é conhecido como neurodegeneração associada à xantogenato quinase (PKAN).

Além disso, a desnutrição também resulta em deficiência de vitamina B5.

Referencias:

  • https://www.mountsinai.org/health-library/supplement/vitamin-b5-pantothenic-acid#:~:text=Vitamin%20B5%2C%20also%20called%20pantothenic,body%20use%20fats%20and%20protein.
  • https://www.godigit.com/health-insurance/nutrition/vitamin-b5-deficiency
  • https://www.healthline.com/health/vitamin-watch-what-does-b5-do#TOC_TITLE_HDR_1
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/219601#why_do_we_need_vitamin_b5
  • https://www.netmeds.com/health-library/post/vitamin-b5-functions-food-sources-deficiencies-and-toxicity
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