CHÁS

Chá de rosa mosqueta: o que é, para que serve, benefícios e receita

cha de rosa mosqueta

O chá de rosa mosqueta possui muitos benefícios para a saúde devido à presença de vitamina C, vitamina B , vitamina E , flavonóides, carotenóides, polifenóis, catequinas e outros Fitoquímicos presentes na fruta e no extrato da planta da rosa.

cha de rosa mosqueta
chá de rosa mosqueta

Embora todas as espécies da planta rosa possam ser ligeiramente diferentes em suas concentrações de nutrientes, elas podem compartilhar muitos dos mesmos compostos, vitaminas e antioxidantes.

Conteúdo:

O que é chá de rosa mosqueta:

o que e cha de rosa mosqueta
o que e chá de rosa mosqueta

O chá de rosa mosqueta é um chá de ervas feito do fruto da planta rosa. As roseiras são a parte arredondada da flor logo abaixo das pétalas.

Eles também são conhecidos como frutas rosa canina e são comumente usadas para fazer óleo de cinorrodo, que é usado na aromaterapia junto com outros óleos essenciais e óleos de sementes para induzir o relaxamento.

A roseira também é comumente usada em pratos culinários e para preparar chá.

Para que serve a chá de rosa mosqueta:

para que serve o cha de rosa mosqueta
para que serve o cha de rosa mosqueta

Devido aos seus altos níveis de antioxidantes, o chá de rosa mosqueta pode impulsionar o seu sistema imunológico, ajudar na perda de peso, reduzir a dor nas articulações, apoiar uma pele com aparência saudável e proteger contra doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Benefícios do chá de rosa mosqueta para saúde:

Aumenta a imunidade

Além disso, este chá contém grandes quantidades de vitaminas que ajudam a combater o resfriado comum e a gripe.  Este chá contém quantidades grandes de vitamina C e vitamina A, que auxiliam o sistema imunológico.

beneficios do cha de rosa mosqueta
benefícios do chá de rosa mosqueta

Auxiliar digestivo

O chá de rosa mosqueta também possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os músculos do estômago, aliviando cólicas estomacais, azia e inchaço.

Este chá também ajuda a melhorar a absorção de nutrientes graças à alta concentração de antioxidantes, pois ele contém flavonoides que formam complexos com enzimas digestivas para ajudar a quebrar os alimentos de forma mais eficiente.

Ajudar na perda de peso

Beber chá de rosa mosqueta pode ajudar a controlar o peso e acelerar a perda de peso, pois esta bebida possui propriedades que acelera o metabolismo e assim a perda de peso.

Apoie a saúde do coração

O chá de rosa mosqueta pode proteger contra doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco e coágulos sanguíneos.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do chá de rosa mosqueta ajudam a reduzir a inflamação nas artérias e vasos sanguíneos para melhorar a circulação. Isso ajuda a regular a pressão arterial e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Prevenir a artrite

O chá de rosa mosqueta possui propriedades anti-inflamatórias que podem prevenir dores associadas a dores nos músculos e nas articulações.

Portanto, a ingestão diária de rosa mosqueta pode ajudar a diminuir a dor associada à artrite, graças à diminuição da inflamação.

Receita de chá de rosa mosqueta:

receita de cha de rosa mosqueta
receita de cha de rosa mosqueta

Ingredientes:

– 4 colheres de chá de roseira seca inteira ou triturada;
– 4 xícaras de água filtrada;
– 1 colher de chá de mel ou estévia opcional;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, pegue uma panela com uma xicara de água e leve ao fogo meio por 5 minutos.
  2. Em seguida, acrescente a roseira seca inteira ou triturada e deixe por 3 minutos.
  3. Depois  acrescente o mel ou algum outro adoçante de sua preferencia.

Referencias:

  • https://www.healthline.com/nutrition/rosehip-tea
  • https://senchateabar.com/blogs/blog/rose-hip-tea
  • https://www.organicfacts.net/health-benefits/herbs-and-spices/rosehip-tea.html
  • https://www.healthline.com/nutrition/rosehip-tea#TOC_TITLE_HDR_10

 

Atenção: O Dicas de Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde..

Deixe um comentário