LEGUMES

Os 10 Benefícios do Feijão Para Saúde!

Beneficios do Feijão

O feijão é uma planta de Phaseolus vulgaris L., uma planta da família das leguminosas, nativa da América Central. Muitos cultivares são conhecidos e contêm fasin, uma proteína tóxica que é destruída durante o cozimento.

Conteúdo:

Valor Nutricional do feijão:

São ricos em vitaminas A, B, C e E, além de minerais e oligoelementos como potássio, ferro, cálcio, zinco e fósforo. Por serem leguminosas, as leguminosas são ricas em lecitina, um fosfolipídio que promove a emulsificação da gordura e evita que ela se acumule no sangue, reduzindo assim os níveis de colesterol.

Todos os tipos de feijão contêm muitas fibras, mas algumas variedades têm uma riqueza especial, como feijão preto e feijão de vaca. Feijões enlatados são tão bons quanto feijões secos, mas são ricos em sódio, por isso é melhor escorrer e enxaguar antes de comer. A fibra é muito valiosa para o metabolismo e ajuda a alcançar a saciedade facilmente.

Diabetes tipo 2:

Há muitas evidências de que esses grãos são boas escolhas para pessoas com diabetes. Os grãos são ricos em fibras e apresentam baixo índice glicêmico. Este alimento aumenta gradualmente o açúcar no sangue, que é um fator muito importante para pacientes diabéticos.

Uma dieta rica em vegetais pode reduzir o açúcar no sangue e os níveis de hemoglobina glicosilada (HbA1c). Este último é usado para identificar os níveis de glicose no sangue.

Desintoxicação:

Os cereais, especialmente os grãos brancos, são ricos em molibdênio. O molibdênio é um mineral que pode ativar uma série de enzimas de desintoxicação (incluindo sulfito oxidase e aldeído oxidase).

Vitaminas B:

Eles são ricos em vitaminas B, que ajudam o corpo a converter os alimentos em energia. Além disso, essas vitaminas também podem ser usadas para aumentar os níveis de colesterol bom e reduzir a inflamação. A pesquisa científica também mostra que a vitamina B6 e o ​​ácido fólico ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Antioxidantes:

A ingestão regular de legumes ajuda a combater os efeitos dos radicais livres e a prevenir o envelhecimento. A vantagem está na abundância de polifenóis, que são uma família de moléculas orgânicas com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

Eles ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue:

Além de ter um índice glicêmico mais baixo, o feijão também contém muitas fibras e proteínas. Essas substâncias agem sinergicamente, desacelerando a digestão, diminuindo assim a absorção de carboidratos. Dessa forma, você pode evitar picos perigosos de açúcar no sangue e sintomas relacionados, como letargia, fadiga e irritabilidade após uma refeição.

 

Eles ajudam a manter um peso saudável:

A fibra e o amido contidos nos grãos podem aumentar a saciedade. Portanto, seu consumo pode ajudar a prevenir ataques de comer em excesso e de fome, fornecendo energia constante para o corpo.
Eles são amigos intuitivos:

O feijão contém fibra solúvel e fibra insolúvel, portanto, eles têm um efeito duplo na função intestinal. A fibra solúvel ajuda a formar uma flora bacteriana saudável e formará um gel viscoso quando em contato com a água, retardando a digestão, enquanto a fibra solúvel tem a capacidade de aumentar o volume das fezes, promover o peristaltismo e a defecação. Ajude a prevenir a constipação;

Protege a visão:

O feijão contém muitos minerais, incluindo zinco. Esta substância contribui para a saúde do sistema visual, principalmente para melhorar a visão noturna e prevenir doenças como a degeneração macular. Esses grãos também são ricos em bioflavonóides, que são antioxidantes que podem reduzir a inflamação e reparar os danos causados ​​pelos radicais livres às células (incluindo os olhos);

Eles contêm vitamina K:

O feijão contém grande quantidade de vitamina K, muito importante por seu papel na coagulação do sangue, e também está envolvida no metabolismo ósseo e cardiovascular, na função cerebral e no metabolismo energético.

Calorias do Feijão:

A porção comestível de 100 gramas de feijão fornece 139 calorias.

Contraindicações:

Os feijões crus contêm uma toxina chamada fitohemaglutinina, que geralmente causa envenenamento em crianças. Trate-o como comida e coma-o cru para viver. A toxina pode causar danos ao fígado. Portanto, antes de comer o feijão, deve-se deixá-lo de molho por pelo menos 12 horas, depois despejar água e cozinhá-lo.

Sintomas como tonturas, náuseas, diarreia, vômitos e dor de estômago ocorrerão três horas após a refeição.

Fontes: https://www.findus.it/nutrizione-curiosita/alimentazione/consigli/fagioli-proprieta-benefici

Atenção: O Dicas de Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde..
Sair da versão mobile