BENEFÍCIOS

Os 6 Benefícios da Abóbora Para Saúde!

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A abóbora pertence à família das Cucurbitaceae e a sua propagação na Europa deve-se aos colonos espanhóis, que a importaram para cá, a partir do século XVI. Na Itália, é cultivado principalmente em algumas regiões do norte, mas é amplamente consumido em todos os lugares, representando o ingrediente básico de várias e saborosas receitas.

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VALORES NUTRICIONAIS:

A maior parte da abóbora é composta por água (92%) , sendo que o restante percentual compreende, em ordem decrescente de quantidade, açúcares, proteínas e gorduras. “Muito rica em fibras, a abóbora é um verdadeiro concentrado de vitaminas e minerais ”:

  • vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitaminas B
  • Vitamina E
  • vitamina K
  • vitamina J
  • potássio (muito abundante)
  • fósforo
  • magnésio
  • selênio
  • zinco
  • ferro
  • futebol
  • sódio
  • manganês.

Além disso, a nutricionista destaca a importância dos ácidos graxos ômega-3 e do beta – caroteno , um antioxidante presente em boas quantidades, a partir do qual se sintetiza a vitamina A. Por fim, “a ingestão calórica é muito baixa” (cerca de 18 calorias por 100 gramas de alimentos frescos).

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Aumenta o Sistema imunológico:

Ele contém uma boa dose de beta-caroteno que é parcialmente convertido em vitamina A. De acordo com estudos recentes, a vitamina A pode ajudar o corpo a combater infecções. Em particular, parece que esta vitamina é capaz de fortalecer o revestimento do intestino, tornando-o mais resistente a infecções

Elimina Insônia e Ansiedade:

O magnésio é um relaxante muscular natural e como tal, facilita o relaxamento dos músculos. A vida cotidiana envolve o acúmulo de estresse e fadiga física: tudo isso se traduz em fadiga, contratura muscular e um estado de ansiedade ou agitação.

Abóbora Contra Constipação:

O elevado teor de fibras, combinado com a altíssima percentagem de água, conferem à abóbora propriedades benéficas para o intestino: em particular, favorece o correto funcionamento do trânsito intestinal porque modifica a consistência das fezes e reequilibra a flora intestinal .

Abóbora Contra Retenção de Água:

A água e o potássio presentes na abóbora promovem a diurese e neutralizam a retenção de líquidos , um distúrbio muitas vezes devido a um estilo de vida incorreto ou pouco saudável: alimentação desequilibrada rica em sódio, vida sedentária, má hidratação são os principais culpados.

 

Protege o Trato Urinário e Remove Vermes Intestinais:

A cucurbitina , um aminoácido raro e precioso principalmente nas sementes de abóbora , possui fortes propriedades vermífugas e antiparasitárias e tem se mostrado muito útil no combate a distúrbios do trato urinário , em particular prostatite e cistite.

Nutre e Protege a Pele, Cabelo e Unhas:

Vitaminas e antioxidantes fazem da polpa de abóbora uma excelente aliada de beleza, principalmente no preparo de máscaras e cremes faça você mesmo, emolientes para o corpo e fortificantes para cabelos e unhas quebradiças que tendem a quebrar.

COMO ESCOLHER UMA BOA ABÓBORA:

Na hora da compra, para reconhecer uma abóbora boa, é necessário sacudi-la: se soar “vazia” está ok , caso contrário não estará entre as melhores. Se você decidir comprar uma abóbora cortada em pedaços, deve dar uma olhada na polpa, que deve ser boa, cheia e rica. Este vegetal de outono deve ser armazenado em local fresco, seco e escuro ; nessas condições, pode ser mantido por meses. Se privada da casca, porém, “a abóbora pode ser mantida na geladeira por vários dias , devidamente embrulhada em um filme, para evitar a desidratação do vegetal”. Eventualmente, também pode ser congelado, mas neste caso é necessário cortá-lo em cubos e escaldá-lo, antes de colocá-lo em baixas temperaturas.

CONTRA-INDICAÇÕES:

Não há contra-indicações particulares decorrentes do consumo de abóbora, senão a recomendação usual para evitar o consumo excessivo, como acontece com todos os alimentos. Ainda mais no que diz respeito às sementes, que, ao contrário da polpa, possuem alto teor calórico e lipídico.

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