Vitaminas e minerais

Antioxidantes: o que são, para que serve, benefícios e deficiência

Por Francysco, em 30/12/2021

Os antioxidantes são encontrados em certos alimentos e podem prevenir alguns dos danos causados ​​pelos radicais livres, neutralizando-os.

Além disso, os nutrientes dos antioxidantes incluem vitamina A, vitamina C e vitamina E, e os minerais cobre, zinco e selênio.

antioxidantes

Acredita-se que outros compostos alimentares da dieta, como os Fitoquímicos das plantas, tenham maiores efeitos antioxidantes do que vitaminas ou minerais.

Eles são chamados de antioxidantes não nutrientes e incluem fitoquímicos, (como licopenos em tomates e antocianinas encontradas em cranberries).

O que são antioxidantes:

o que sao antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que podem proteger as células contra os radicais livres, que podem desempenhar um papel importante nas doenças cardíacas, câncer e outras doenças.

Os radicais livres são moléculas produzidas quando o corpo decompõe os alimentos ou quando você é exposto à fumaça do tabaco ou à radiação.

Os antioxidantes, como as vitamina C, vitamina E e os carotenoides, podem ajudar a proteger as células dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Outros antioxidantes naturais incluem flavonoides, taninos, fenóis e lignanos.

Para que serve os antioxidantes:

para que serve antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias, artificiais ou naturais, que previnem e retardam os danos às células e tecidos, atacando os radicais livres, que são moléculas que possuem um elétron desemparelhado.

Os radicais livres são subprodutos naturais do metabolismo e também são gerados em resposta a estressores ambientais, como exposição à poluição ou fumaça de cigarro.

Mas muitos radicais livres podem deixar o corpo em desordem, causando estresse oxidativo, que tem sido associado a várias doenças graves, incluindo câncer, doenças cardíacas e algumas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Os antioxidantes atuam para manter um equilíbrio saudável dos radicais livres e ajudam a prevenir o estresse oxidativo.

Fontes de antioxidantes:

Os alimentos ricos em antioxidantes são frutas e vegetais, bem como nozes, grãos integrais, sementes, ervas, especiarias e algumas carnes, aves e peixes.

Benefícios dos antioxidantes para saúde:

benefícios do flavonoide

Luta contra os radicais livres:

Os antioxidantes ajudam a proteger nossas células dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Então, o que são radicais livres? Eles são moléculas instáveis ​​altamente reativas que estão tentando se tornar estáveis.

Eles virtualmente roubam o que não têm (um elétron) para se tornarem estáveis. Eles atacam uma molécula próxima, como um lipídio ou proteína, e roubam um elétron.

Agora, a molécula “roubada” se torna um radical livre e ataca outra molécula próxima, criando uma reação em cadeia.

Todo esse roubo cria danos às nossas células e ao DNA. Danos suficientes e acabamos com envelhecimento prematuro e doenças como diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Reduzir o estresse oxidativo:

Os antioxidantes ajuda a se proteger do estresse oxidativo, uma vantagem que você também pode desfrutar comendo uma dieta baseada em vegetais, cheia de frutas, legumes, ervas, nozes e grãos integrais.

Saúde mental:

Além disso, os ácidos graxos do tipo ômega-3 desempenham um papel central no crescimento neuronal e no desenvolvimento do cérebro humano e possuem importante papel antioxidante.

Apoia o envelhecimento saudável:

Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante, muito eficaz no combate ao envelhecimento da pele.

No entanto, aproveite os benefícios dessa substância com o Sabonete Iluminador com vitamina C, que é ideal para sua higiene diária e possui ação antioxidante e antienvelhecimento.

Olhos saudáveis:

Os antioxidantes como a vitamina A e betacaroteno eles são importantes pois eles ajudam a proteger a retina e previne da cegueira noturna.

Deficiência de antioxidantes:

deficiência dos antioxidantes

As deficiências de antioxidantes podem se desenvolver como resultado da diminuição da ingestão de antioxidantes como vitamina C, vitamina E , síntese de enzimas como superóxido dismutase e glutationa peroxidase ou aumento da utilização de antioxidantes.

Referencias:

  • https://www.livescience.com/antioxidants
  • https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/multimedia/antioxidants/sls-20076428
  • https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/antioxidants
  • https://www.jessicagavin.com/benefits-of-antioxidants/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10181011/#:~:text=Antioxidant%20deficiencies%20can%20develop%20as,peroxidase)%20or%20increased%20antioxidant%20utilization.
Atenção: O Dicas de Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde..
Sair da versão mobile