Vitaminas e minerais

Cobre: o que é, para que serve, benefícios e deficiência

cobre

O cobre é um mineral encontrado em todo o corpo, ele ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos e a manter as células nervosas e o sistema imunológico saudáveis.

Além disso, ele também ajuda a formar o colágeno, uma parte essencial dos ossos e do tecido conjuntivo.

cobre
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O cobre também pode atuar como um antioxidante, reduzindo os radicais livres que podem danificar as células e o DNA, o cobre ajuda o corpo a absorver o ferro.

O seu corpo também precisa de cobre para produzir energia, muitas pessoas não obtêm cobre suficiente em sua dieta, mas é raro ter realmente uma deficiência.

O que é cobre:

o que e cobre
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O cobre (Cu) é um mineral essencial no corpo humano, ele é necessário para o crescimento, a resistência óssea, a função imunológica, bem como a função cardíaca e o desenvolvimento do cérebro.

Além disso, ele é parte integrante (cofator) de um grupo de enzimas chamadas cuproenzimas, que são importantes para produção de energia na célula e formação de tecido conjuntivo forte e flexível.

Para que serve cobre:

para que serve o cobre
para que serve o cobre

O cobre desempenha vários papéis importantes para manter o corpo saudável e o cérebro em dia.

Contribui para a produção de energia e ajuda o corpo a construir e reparar tecidos, ele até funciona com um pigmento chamado melanina para colorir o cabelo, a pele e os olhos.

Quando uma pessoa segue uma dieta balanceada, normalmente obtém todo o cobre de que necessita, isso é uma coisa boa, considerando as muitas funções corporais que ajuda a cumprir.

Alimentos ricos em cobre:

alimentos ricos em cobre
alimentos ricos em cobre

Os alimentos ricos em cobre é são:

  • Frutos do mar, como ostras, lulas, lagostas, mexilhões, caranguejos e amêijoas;
  • Carnes de órgãos, como fígado bovino, rins e coração;
  • Nozes e manteigas de nozes, como castanha de caju, avelãs, nozes de macadâmia, nozes, amêndoas e pistache;
  • Legumes, como soja, lentilha, feijão marinho e amendoim;
  • Chocolate, como chocolate de padeiro sem açúcar ou meio amargo e cacau;
  • Cereais enriquecidos, como flocos de farelo, trigo ralado e farelo de passas;
  • Frutas e vegetais, como frutas secas, cogumelos, tomates, batatas, batatas-doces, bananas, uvas e abacate;
  • Pimenta preta.

Benefícios do cobre para saúde:

Ajuda tratar a anemia:

Tomar suplementos de cobre pode ajudar as pessoas que têm anemia por causa da deficiência de cobre.

Além disso, o cobre atua junto com o ferro para formar glóbulos vermelhos.

Trata osteoporose:

Há algumas evidências de que tomar cobre junto com zinco, manganês e cálcio pode ajudar a diminuir a taxa de perda óssea entre as mulheres na pós-menopausa.

Luta contra danos celulares:

Seu corpo produz moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres em resposta às toxinas do meio ambiente. Essas toxinas incluem poluentes atmosféricos e fumaça de cigarro.

Conforme os radicais livres se movem pelo corpo, eles danificam as células e o DNA, aumentando o risco de câncer e outras doenças graves.

Para proteger suas células dos radicais livres, seu corpo produz compostos químicos chamados antioxidantes.

Esses compostos também são encontrados em muitas fontes de alimentos, incluindo mirtilos e couve. O cobre também possui atividade antioxidante.

Deficiência de cobre:

deficiencia de cobre
deficiência de cobre

Os sintomas de deficiência de cobre podem incluir,  anemia, temperatura corporal baixa, fraturas ósseas e osteoporose, contagem baixa de leucócitos, batimento cardíaco irregular, perda de pigmento da pele e problemas de tireoide.

Referencias:

  • https://www.healthline.com/health/heavy-metal-good-for-you-copper#function
  • https://www.mountsinai.org/health-library/supplement/copper
  • https://www.verywellhealth.com/copper-benefits-4178854
  • https://labs.selfdecode.com/blog/copper/
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