Vitaminas e minerais

Sódio: o que é, para que serve, benefícios e deficiência

Por Francysco, em 18/12/2021 (atualizado em 30/12/2021)

O sódio é um dos eletrólitos mais importantes para a regulação do sangue e a ausência deste importante eletrólito pode resultar no comprometimento de diferentes funções corporais.

sodio

Além disso, ele regula os fluidos corporais e também transmite impulsos elétricos dentro do corpo humano. Diferente de outros minerais e vitaminas, o sódio não é afetado pelo calor e, portanto, pode ser usado em várias preparações sem o menor dano aos seus efeitos.

É também um dos constituintes mais importantes dos nervos, ao mesmo tempo que ajuda a regular as contrações musculares. Resumidamente, é um dos elementos mais essenciais requeridos na dieta humana basicamente para a regulação da atividade celular e o bom funcionamento do sistema nervoso.

O que é sódio:

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O sódio é um elemento químico de símbolo Na, de número atômico 11, ele é um nutriente essencial e é necessário para o organismo em quantidades relativamente pequenas.

Para que serve sódio:

O sódio é um nutriente essencial e é necessário ao corpo em quantidades relativamente pequenas  para manter o equilíbrio dos fluidos corporais e manter os músculos e nervos funcionando sem problemas.

Alimentos ricos em sódio:

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As melhores fontes de sódio são maçãs, sal comum, sopas caseiras, repolho, gemas de ovo, leguminosas, bananas, fermento em pó e bicarbonato de sódio, nabos, vegetais com folhas e ervilhas secas são boas fontes.

Benefícios do sódio para saúde:

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Regula os níveis de fluido:

O sódio é um mineral benéfico que ajuda a regular os níveis de fluidos no corpo humano. O equilíbrio de sódio e água estão intimamente ligados. Portais e canais de sódio são os que bombeiam água para a célula e regulam a quantidade de fluido extracelular no corpo.

Previne insolação:

É causada devido à falha do sistema de regulação do calor no corpo humano. Esta forma de exaustão por calor é causada devido à exposição contínua a temperaturas muito altas.

Essa exposição faz com que o corpo perca a capacidade de manter uma temperatura normal. Essa condição é ainda mais agravada devido à perda de sal e água do corpo.

Assim, o sódio desempenha um papel vital na prevenção de insolação ou exaustão por calor, substituindo a perda de eletrólitos essenciais. Além da água, beber líquidos que contenham sal e açúcar é favorável contra a insolação.

Melhora a função cerebral:

O sódio é um mineral que possui propriedades que ajudam a melhorar a função cerebral e o desenvolvimento do cérebro.

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Alivia cãibras musculares:

O sódio junto com a hidratação adequada  possui grandes propriedades que ajudam a aliviar as cãibras musculares

Elimina dióxido de carbono:

Este mineral desempenha um papel importante na remoção de qualquer excesso de dióxido de carbono que se acumulou no corpo.

Controla a absorção de glicose:

O sódio possui grandes propriedades que ajudam a facilitar a absorção de glicose pelas células, resultando no transporte suave de nutrientes nas membranas celulares do corpo.

Qual é a diferença entre sal e sódio?

O Sal refere-se ao composto químico cristalino cloreto de sódio , enquanto o sódio se refere ao mineral de sódio da dieta. Além disso, os especialistas em saúde sugerem lembrar a distinção desta forma: O sódio é encontrado nos alimentos, seja naturalmente ou fabricado em alimentos processados.

Deficiência do sódio:

A ingestão recomendada de sódio é 2.400mg / dia. Se você não fornecer sódio suficiente ao corpo, os sintomas de deficiência podem variar de irritantes a fatais.

Uma das áreas do corpo mais seriamente afetadas é o sistema nervoso, que começará a desligar-se. Em geral, sua deficiência leva a diarreia , vômito, dor de cabeça, fraqueza, pressão arterial baixa, letargia, perda de peso, confusão, tontura e irritabilidade muscular.

Embora a deficiência de sódio seja perigosa, níveis excessivos também podem causar pressão alta, inchaço dos tecidos neurais e nervos e edema cerebral. Se a situação não for aliviada, pode até levar ao coma.

A redução na quantidade de sódio também reduz a gordura acumulada nas partes periféricas do corpo. Além disso, o excesso de sódio aumenta as chances de infecção pulmonar. O esgotamento do nível de sódio é um convite a uma série de doenças que podem causar exaustão, esforço e apatia mental.

Referencia:

  • https://www.lybrate.com/topic/sodium-benefits-sources-and-side-effects
  • https://www.fda.gov/food/nutrition-education-resources-materials/sodium-your-diet
  • https://www.verywellhealth.com/sodium-sodium-or-salt-sodium-functions-sodium-and-diet-5085108
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