Vitaminas e minerais

Ferro: o que é, para que serve, benefícios e deficiência

ferro

O ferro é um mineral que ajuda a preservar muitas funções vitais do corpo, incluindo energia e concentração gerais, processos gastrointestinais, sistema imunológico e regulação da temperatura corporal.

ferro

Além disso, os benefícios do ferro geralmente passam despercebidos até que a pessoa não esta mais recebendo este mineral o suficiente no corpo.

Conteúdo:

O que é ferro:

o que e ferro

O ferro é um mineral de que o corpo necessita para crescimento e desenvolvimento, além disso, o seu corpo usa ferro para produzir hemoglobina, uma proteína nas células vermelhas do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para todas as partes do corpo, e mioglobina, uma proteína que fornece oxigênio aos músculos.

Para que serve o ferro:

para que serve o ferro

O ferro é um mineral importante para o funcionamento adequado da hemoglobina, esta é uma proteína bastante necessária para transportar o oxigênio no sangue.

Além disso, ele também desempenha um papel muito importante para o corpo, e a sua falta pode levar a uma série de problemas de saúde graves, incluindo anemia por deficiência de ferro.

Alimentos ricos em ferro:

alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos em ferro incluem:

  • Carnes vermelhas, suínos e aves.
  • Frutos do mar.
  • Feijões.
  • Vegetais com folhas verdes escuras, como espinafre.
  • Frutas secas, como passas e damascos.
  • Cereais fortificados com ferro, pães e massas.
  • Ervilhas.

Benefícios da ferro:

Ajuda no tratamento da anemia:

O ferro é útil no tratamento da anemia, uma das deficiências nutricionais mais comuns no mundo. Além disso, a anemia ocorre quando a hemoglobina está abaixo dos intervalos normais.

Os sintomas de anemia incluem fadiga, tontura, falta de ar, ritmo cardíaco acelerado e uma sensação geral de mal-estar e fraqueza.

Aumenta a hemoglobina:

A principal função do ferro é formar hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos cujo objetivo principal é transportar oxigênio no sangue.

A hemoglobina adicional é importante, porque os humanos perdem sangue de várias maneiras, especialmente em lesões. As mulheres perdem sangue todos os meses durante seus ciclos menstruais, que é uma das razões pelas quais as mulheres têm maior probabilidade de sofrer de anemia.

Reduz a fadiga

O ferro pode ajudar a controlar a fadiga inexplicável, que pode afetar homens e mulheres. Mesmo em alguém que não é anêmico, o baixo teor de ferro pode reduzir os níveis de energia. Isso é especialmente comum em mulheres durante seus anos reprodutivos.

benefícios do ferro

Melhora a resistência muscular

O metabolismo muscular e o baixo teor de ferro estão relacionados. Níveis adequados de ferro ajudam a fornecer o oxigênio necessário para a contração e resistência muscular.

Aumenta a imunidade

O ferro desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Ele promove a hemoglobina, que fornece oxigênio para células, tecidos e órgãos danificados e é necessário para a capacidade do corpo de combater doenças e infecções.

Portanto, o baixo nível de ferro pode prejudicar a função imunológica e o processo de cicatrização.

Deficiência de ferro:

A deficiência de ferro ocorre quando os estoques de ferro em seu corpo são muito baixos, as causas mais comuns incluem não obter ferro suficiente na dieta, perda crônica de sangue, gravidez e exercícios vigorosos. Algumas pessoas tornam-se deficientes em ferro se não conseguirem absorvê-lo.

Referencias:

  • https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/iron-deficiency-adults#:~:text=Iron%20deficiency%20is%20when%20the,are%20unable%20to%20absorb%20iron.
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/287228#risks
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/287228#:~:text=Iron%20helps%20to%20preserve%20many,person%20is%20not%20getting%20enough.
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/287228
  • https://ods.od.nih.gov/factsheets/Iron-Consumer/
Atenção: O Dicas de Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde..
Sair da versão mobile