DIETA E NUTRIÇÃO

Dieta Paleo: O que é, Cardápio, o que Comer e o que Evitar!

Dieta Paleo: O que é, Cardápio, o que Comer e o que Evitar!
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Dieta Paleo: O que é, Cardápio, o que Comer e o que Evitar durante a dieta paleo. Além disso, também conhecida como dieta paleolítica, a Dieta Paleo é projetada para se assemelhar ao que os ancestrais caçadores-coletores humanos comeram há milhares de anos. Embora seja impossível saber exatamente o que os ancestrais humanos comem em diferentes partes do mundo, os pesquisadores acreditam que suas dietas consistem em alimentos integrais.

Dieta Paleo

Seguindo uma dieta baseada em alimentos e levando vidas fisicamente ativas, os caçadores-coletores presumivelmente tinham taxas muito mais baixas de doenças no estilo de vida, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. De fato, vários estudos sugerem que essa dieta pode levar a emagrecer significativa (sem contagem de calorias) e grandes melhorias na saúde.

Este artigo é uma introdução básica à Dieta Paleo, fornecendo um plano de refeições simples e outras informações essenciais.

Plano de Refeição Dietética Paleo:

Não existe uma maneira “certa” de comer para todos e os paleolíticos prosperam com uma variedade de dietas, dependendo do que está disponível na época e em que lugar do mundo eles vivem. Alguns comiam uma dieta baixa em carboidratos ricos em alimentos de origem animal, enquanto outros seguiam uma dieta rica em carboidratos com muitas plantas.

Considere isso como uma diretriz geral, não algo escrito em pedra. Você pode adaptar tudo isso às suas próprias necessidades e preferências pessoais. Aqui estão as noções básicas:

  • Coma: carne, peixe, ovos, legumes, frutas, nozes, sementes, ervas, especiarias, gorduras e óleos saudáveis.
  • Evite: alimentos processados, açúcar, refrigerantes, grãos, a maioria dos produtos lácteos, legumes, adoçantes artificiais, óleos vegetais, margarinas e gorduras trans.

Alimentos Para Evitar na Dieta Paleo:

Evite esses alimentos e ingredientes:

  • Açúcar e xarope de milho rico em frutose: refrigerantes, sucos de frutas, açúcar de mesa, doces, sorvetes e muitos outros.
  • Grãos: inclui pães e massas, trigo, espelta, centeio, cevada, etc.
  • Legumes: Feijão, lentilhas e muito mais.
  • Laticínios: Evite a maioria dos laticínios, especialmente de baixo teor de gordura (algumas versões do paleo incluem laticínios integrais como manteiga e queijo).
  • Alguns óleos vegetais: óleo de soja, óleo de girassol, óleo de semente de algodão, óleo de milho, óleo de grainha de uva, óleo de cártamo e outros.
  • Gorduras trans: encontradas em margarina e vários alimentos processados. Geralmente referidos como óleos “hidrogenados” ou “parcialmente hidrogenados”.
  • Adoçantes artificiais: Aspartame, sucralose, ciclamatos, sacarina, acessulfame de potássio. Use adoçantes naturais em vez disso.
  • Alimentos altamente processados: Tudo rotulado de “dieta” ou “baixo teor de gordura” ou que possui muitos aditivos. Inclui substitutos de refeição artificial.

Uma diretriz simples: se parece que foi feito em uma fábrica, não coma. Se você quiser evitar esses ingredientes, você deve ler listas de ingredientes , mesmo em alimentos que são rotulados como “alimentos saudáveis”.

Alimentos Para Comer na Dieta Paleo:

Baseie sua dieta em alimentos paleo completos e não processados:

  • Carne: Carne, cordeiro, frango, peru, porco e outros.
  • Peixe e marisco: Salmão, truta, arinca, camarão, marisco, etc. Escolha um peixe selvagem se for possível.
  • Ovos: Escolha ovos de pastoreio livre, pastos ou ômega-3 enriquecidos .
  • Legumes: brócolis, couve, pimentão, cebola, cenoura, tomate, etc.
  • Frutas: Maçãs, bananas, laranjas, peras, abacates, morangos, mirtilos e muito mais.
  • Tubérculos: Batata, batata doce, batata doce, nabos, etc.
  • Nozes e sementes: amêndoas, nozes de macadâmia, nozes, avelãs, sementes de girassol, sementes de abóbora e muito mais.
  • Gorduras e óleos saudáveis: Azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de abacate e outros.
  • Sal e especiarias: sal marinho, alho, açafrão, alecrim, etc.

Tente escolher alimentados a pasto, criados em pasto e orgânicos, se puder pagar. Se não, apenas certifique-se sempre de ir para a opção menos processada.

O que Beber Quando Você Está com Sede:

Quando se trata de hidratação, a água deve ser a sua bebida preferida. As bebidas a seguir não são exatamente pálidas, mas a maioria das pessoas as bebe de qualquer maneira:

  • Chá: o chá é muito saudável e carregado com antioxidantes e vários compostos benéficos. O chá verde é o melhor, mas também existe outros chãs, tais como: super chá da vida e o super chá seca barriga.
  • Café: O café é realmente muito rico em antioxidantes também. Estudos mostram que tem muitos benefícios para a saúde.

Menu da Dieta Paleo:

Este menu de amostra contém uma quantidade equilibrada de alimentos amigáveis ​​ao paladar. Por todos os meios, ajuste este menu com base em suas próprias preferências.

Segunda-feira:

  • Café da manhã: Ovos e vegetais fritos em óleo de coco. Um pedaço de fruta.
  • Almoço: Salada de frango com azeite. Punhado de nozes.
  • Jantar: Hambúrgueres (sem pão) fritos na manteiga, com legumes e um pouco de salsa.

Terça-feira:

  • Café da manhã: Bacon e ovos, com um pedaço de fruta.
  • Almoço: Sobras de hambúrgueres da noite anterior.
  • Jantar: Salmão frito na manteiga, com legumes.

Quarta-feira:

  • Café da manhã: Carne com legumes (sobras da noite anterior).
  • Almoço: sanduíche em folha de alface, com carne e legumes frescos.
  • Jantar: Carne moída refogue com legumes. Algumas bagas.

Quinta-feira:

  • Café da manhã: Ovos e um pedaço de fruta.
  • Almoço: sobras de frituras da noite anterior. Um punhado de nozes.
  • Jantar: porco frito com legumes.

Sexta-feira:

  • Café da manhã: Ovos e vegetais fritos em óleo de coco.
  • Almoço: Salada de frango com azeite. Punhado de nozes.
  • Jantar: Bife com legumes e batata doce.

Sábado:

  • Café da manhã: Bacon e ovos com um pedaço de fruta.
  • Almoço: Sobras de bife e legumes da noite anterior.
  • Jantar: salmão assado com legumes e abacate.

Domingo:

  • Café da manhã: Carne com legumes (sobras da noite anterior).
  • Almoço: sanduíche em folha de alface, com carne e legumes frescos.
  • Jantar: Asas de frango grelhado com legumes e salsa.

Geralmente não há necessidade de rastrear calorias ou macronutrientes (proteína, carboidratos ou gordura) na Dieta Paleo, pelo menos não no começo. No entanto, se você precisa perder muito peso, é uma boa ideia cortar carboidratos um pouco e limitar sua ingestão de alimentos ricos em gordura, como nozes.

Outra dieta bastante popular é a do projeto fit 60d. O projeto fit 60d é um programa de reeducação da sua alimentação. Ele vai dizer exatamente o que você deve fazer com seus alimentos antes de come-los. Vai dizer quais alimentos você precisa evitar e quais alimentos você precisa colocar em seu cardápio. Seguindo essas orientações em 60 Dias Você emagrecerá no mínimo 21 quilos. Incrível não é mesmo?

O Projeto Fit 60 Dias é um livro digital, no formato ebook PDF, que você compra e tem acesso imediato, podendo baixar em seu computador ou celular e iniciar sua reeducação alimentar na Hora, de forma rápida e Instantânea. Quer baixar o Projeto Fit 60D grátis, basta clicar aqui.  Veja também: desafio emagrecimento inteligente.

Lista de Compras Para Dieta Paleo:

Existe uma incrível variedade de alimentos que você pode comer na Dieta Paleo. Esta simples lista de compras deve dar uma ideia de como começar:

  • Carne: Carne de vaca, borrego, porco, etc.
  • Aves de capoeira: frango, peru, etc.
  • Peixe: salmão, truta, cavala, etc.
  • Ovos;
  • Legumes frescos: Verdes, alface, tomate, pimentão, cenoura, cebola, etc.
  • Legumes congelados: brócolis, espinafre, várias misturas vegetais, etc.
  • Frutas: Maçãs, bananas, pêras, laranjas, abacate;
  • Bagas: Morangos, mirtilos, etc.
  • Nozes: amêndoas, nozes, macadâmia, avelãs;
  • Manteiga de amêndoa;
  • Óleo de côco;
  • Azeite;
  • Azeitonas;
  • Batatas doce;
  • Condimentos: sal marinho, pimenta, açafrão, alho, salsa, etc.

É uma boa ideia limpar todas as tentações insalubres de sua casa, incluindo refrigerantes açucarados, doces, biscoitos, biscoitos, pães, sorvetes e cereais. Além da Dieta Paleo, existe outras dietas para emagrecer e desinchã, tais como: dieta mediterrânea e a dieta do ovo.

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