BENEFÍCIOS

9 Benefícios da batata para saúde

Por Francysco, em 20/11/2021

Os benefícios da batata para saúde são muitos, pois este vegetal contem uma grande variedade de benefícios que as tornam ainda mais usadas nas dietas em todo o mundo.

Os benefícios da batata para a saúde podem incluir a capacidade de melhorar a digestão, reduzir os níveis de colesterol , melhorar a saúde do coração e proteger contra pólipos.

batata benefícios

Além disso, ela também pode fortalecer o sistema imunológico, reduzir os sinais de envelhecimento, proteger a pele, aumentar a circulação, reduzir a pressão arterial, manter o equilíbrio de fluidos e reduzir a insônia.

Valor nutricional da batata:

valor nutricional da batata

As batatas são uma excelente fonte de muitas vitaminas e minerais.

  • Calorias: 161
  • Gordura: 0,2 gramas
  • Proteína: 4,3 gramas
  • Carboidratos: 36,6 gramas
  • Fibra: 3,8 gramas
  • Vitamina C: 28% do RDI
  • Vitamina B6: 27% do RDI
  • Potássio: 26% do RDI
  • Manganês: 19% do RDI
  • Magnésio: 12% do RDI
  • Fósforo: 12% do RDI
  • Niacina: 12% do RDI
  • Ácido fólico: 12% do RDI

Além disso, o conteúdo nutricional das batatas pode variar dependendo da variedade e da forma como são preparadas.

Para que serve a batata:

batata para que serve

Por possui muitos benefícios a batata é usada para fazer remédios. Portanto, as pessoas tomam suco de batata cru para problemas estomacais e retenção de líquidos sejam tratados.

Além disso, um dos benefícios da batata é possui um alto teor de proteína e fibra  que quando é usada de forma correta ajuda controlar o apetite para perda de peso, mantendo-o saciado por mais tempo.

Entretanto, as fibras também podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, mantendo os níveis de colesterol e de açúcar no sangue sob controle.

Benefícios da batata para saúde:

1. Reduz a pressão arterial:

A casca da batata cozida é uma grande fonte de potássio e magnésio. Quando você não tem potássio suficiente em sua dieta, seu corpo retém sódio extra e muito sódio aumenta sua pressão arterial.

Além disso, uma dieta rica em potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial , protegendo o coração e reduzindo o risco de acidente vascular cerebral.

benefícios da batata para saúde

2. Contém antioxidantes:

Um outro benefícios da batata é possui uma boa fonte de antioxidantes, que podem reduzir o risco de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.

3. Controla o açúcar no sangue:

As batatas contêm amido resistente, que pode ajudar a reduzir a resistência à insulina. Por sua vez, isso pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue.

4. Melhora a saúde digestiva:

O amido resistente na batata é uma fonte de nutrição para bactérias intestinais benéficas. Além disso, eles o convertem em butirato de sódio de cadeia curta, que tem sido associado à redução da inflamação no cólon, melhora das defesas do cólon e menor risco de câncer colo retal.

5. Não possui glúten:

As batatas são naturalmente sem glúten, o que as torna uma excelente escolha alimentar para pessoas com doença celíaca ou com sensibilidade ao glúten não celíaca.

6. Fácil de digerir:

Como as batatas podem conter predominantemente carboidratos, elas são fáceis de digerir e também podem facilitar a digestão. Além disso, esta propriedade pode torná-los uma boa dieta para bebês ou para aqueles que não conseguem digerir alimentos duros, mas precisam de energia.

No entanto, lembre-se de que comer muitos deles regularmente pode causar acidez com o tempo.

7. Rico em fibras:

Um outro benefícios da batata é conter uma quantidade considerável de fibras, portanto, isso pode estimular o movimento peristáltico e aumentar a secreção de suco gástrico, o que facilita a digestão e previne doenças como prisão de ventre.

benefícios da batata

8. Ajuda no cuidado da pele:

Além disso, este vegetal possui um alto teor de vitaminas C e complexo B, bem como minerais como potássio, magnésio, fósforo e zinco, que podem ser bons para a pele.

No entanto, a polpa é obtida da batata crua esmagada, quando misturada ao mel, pode funcionar bem em embalagens de pele e rosto. Isso pode até ajudar com espinhas e manchas na pele.

9. Reduz a inflamação:

As batatas podem ser muito eficazes na redução da inflamação, tanto interna quanto externa. Além disso, a batata é um alimento fácil digestão e podem conter muita vitamina C, potássio e vitamina B6, eles podem aliviar qualquer inflamação nos intestinos e no sistema digestivo.

Contra indicações da batata:

As batatas possui muitos benefícios para a saúde porém é contraindicado comer batatas estragadas ou batatas verdes pois pode causar sudorese, dor de cabeça, rubor, náusea, vômito, diarreia, dor de estômago, sede, inquietação e até morte.

Além disso, as pessoas alérgicas as batatas devem evitar a para não ter problemas de saúde.

Referências:

  • https://www.webmd.com/diet/health-benefits-potatoes#1
  • https://www.organicfacts.net/health-benefits/vegetable/health-benefits-of-potato.html
  • https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono809/potato#:~:text=It%20is%20LIKELY%20UNSAFE%20to,%2C%20restlessness%2C%20and%20even%20death.
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