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Os 12 Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde

Os 12 Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde
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Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde São Variados. Alem disso, As vitaminas do complexo B são classificadas em 8 categorias, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, sendo está última, a mais “famosa”, as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 contém funções parecidas e precisam uma da outra para que realizem suas funções no organismo, já a B12 e a B9 não precisam de outras para desempenhar suas funções.

Essas vitaminas são importantíssimas para o nosso organismo, elas convertem os alimentos em “energia” que nos permite ficar energizados o dia todo, também fazem com que a pele e cabelo fiquem saudáveis e impedem a perda da memória e as enxaquecas.

O que é Vitamina B12:

A Vitamina B12 é hidrossolúvel, ou seja, é melhor digerida na presença de água. Além disso, esse micronutriente possui influência direta em basicamente todas as áreas do organismo humano, pois é muito importante para o metabolismo de todas as células reprodutivas.

1. Benefícios da Vitamina B12 Para o Sistema Nervoso: segundo a nutricionista e mestre em Ciências da Saúde pela USP, Patrícia Cruz, um dos principais benefícios da Vitamina B12 é o auxílio na síntese de neurotransmissores, substâncias químicas essenciais no processo de “comunicação” entre as células e, portanto, na realização das mais diversas ações internas e externas do corpo.

2. Vitamina B12 Ajuda na Formação do DNA: ainda segundo Patrícia, a Vitamina B12 é uma das substâncias responsáveis pela formação do DNA celular. A ingestão dessa vitamina é essencial neste aspecto, afinal danos nesse componente da célula podem levar a mutações que futuramente acarretem no desenvolvimento de algum câncer.

3. Benefícios da Vitamina B12 na Proteção de Células Nervosas: a especialista também destaca que a Vitamina B12 possui um papel importante para a proteção das células nervosas, já que é um dos principais componentes da camada de mielina, que protege os neurônios e que regenera danos provocados nessas células. Assim, seu consumo pode ajudar a retardar ou evitar doenças derivadas da degeneração de neurônios (como a demência, por exemplo).

4. Benefícios da Vitamina B12 Para Aumenta a Fertilidade: a Vitamina B12, agindo diretamente no DNA, juntamente com o ácido fólico, permite um aumento da fertilidade na mulher, auxiliando aquelas que têm pretensão de engravidar. Ela também ajuda no aumento da ovulação. Além disso, a Vitamina B12 reduz consideravelmente as chances de um aborto espontâneo.

5. Vitamina B12 Ajuda a Evita Anemia: a Vitamina B12 é um componente importante na formação, maturação e proteção das hemácias, de forma a mantê-las saudáveis e evitar o desenvolvimento da anemia.

6. Vitamina B12 e Benéfica Para os Músculos: segundo algumas pesquisas, a Vitamina B12 contribui para a regeneração muscular, além de manter as nossas reservas de energia, já que ela interfere no processo de síntese de creatina, proteína fundamental para que o nível de massa muscular se mantenha adequado.

7. Vitamina B12 Ajuda na Formação e Reparo das Células: A Vitamina B12 participa da formação e manutenção dos glóbulos vermelhos, ela beneficia a formação do DNA durante a divisão celular evitando deformações nos glóbulos vermelhos, elas ajudam a reparar e formar as células no organismo, para as células do sistema nervoso também são muito importantes, pois as mantém saudáveis e eficientes.

8. Benefícios da Vitamina B12 ajuda a Previne o Câncer: A deficiência de cobalamina pode desencadear o câncer de mama nas mulheres com predisposição á doença. câncer de pulmão, de cólon e de próstata podem ser prevenidos se os níveis de Vitamina B12 forem adequados.

9. Vitamina B12 Ajuda a Controla Colesterol e Triglicerídeos: Como já vimos a Vitamina B12 é benéfica para os glóbulos vermelhos, sendo assim previne ou ao menos alivia significativamente a hipertensão arterial e o processo de arteriosclerose. Promove a manutenção de níveis baixos de colesterol, controla os triglicerídeos fazendo com que aumente o colesterol bom no organismo o HDL.

10. Benefícios da Vitamina B12 Para Renova as Células da Pele, unhas e Cabelos: Promove a constante renovação das células da pele, do cabelo e das unhas. Ela garante uma rápida recuperação de quaisquer danos à pele gerando tecidos mais saudáveis e de melhor aparência. Unhas quebradiças, com manchas e lascadas são sinais de falta de Vitamina B12 no organismo comer alimentos ricos nessa vitamina corrige rapidamente esses problemas.

11. Vitamina B12 Auxilia na Fertilidade Masculina: A infertilidade masculina é um grande problema para alguns homens, a cobalamina pode ajudar a resolver esse problema pois ela aumenta o número de espermatozoides no sêmen. Em muitos casos pode ser tratada através da normalização dos níveis de Vitamina B12.

12. Benefícios da Vitamina B12 Para Acelera o Metabolismo: A vitamina em si não faz com que a pessoa emagreça o que acontece é que essa vitamina é capaz de estimular o metabolismo a funcionar mais rapidamente aumentando o fornecimento de energia ao corpo fazendo com que a pessoa tenha mais disposição para a pratica de exercícios físicos consequentemente levando a perda de peso, portanto manter os bons níveis de Vitamina B12 apenas auxiliam no emagrecimento, que é produzido pela dieta e pelos exercícios físicos.

Onde Encontrar Vitamina B12:

Embora a Vitamina B12 tenha ganhado fama e notoriedade em mídias e também redes sociais, seus alimentos fontes são pouco divulgados. Isso leva minhas alunas a me questionarem da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais alimentos são fontes de Vitamina B12?

Há uma série de alimentos que são ricos em Vitamina B12, porém os que estão dentro da alimentação estratégica, são:

  • Fígado bovino.
  • Atum.
  • Arenque.
  • Cordeiro.
  • Queijo Emental.
  • Salmão.
  • Ovos.
  • Carne suína.
  • Leite.
  • Iogurte.

Problemas causados pela falta de vitamina B12 (Cobalamina):

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A deficiência dessa vitamina causa sintomas como:

  • Formigamento nas pernas
  • Queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária,
  • Anemia megaloblástica
  • Depressão.
  • Fadiga
  • Falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço
  • Falta de concentração, falhas na memória, paranoia e alucinações
  • Pele amarelada (icterícia),
  • Língua inchada e inflamada.

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